Essa realidade refletida também na última pesquisa do PISA, mostra que a alfabetização das nossas crianças está caminhando a passos curtos.
E a minha pergunta é: Você está fazendo coisas diferentes na sua prática pedagógica para mudar essa realidade, ou está fazendo mais do mesmo?
Se você é professora e quer o conhecimento certo sobre alfabetização para marcar de forma positiva a vida dos seus alunos, o meu conselho é que você faça parte da Primeira Pós-Graduação em NeuroAlfabetização do Brasil.
O módulo de Neurociências, Desenvolvimento e Aprendizagem aborda os princípios fundamentais da Neurociência aplicados à educação, incluindo o desenvolvimento cerebral, a neuroaprendizagem, as funções cognitivas e as interfaces da neurociência com práticas educacionais.
Neste módulo você vai aprender aspectos como a relação entre o cérebro e a aprendizagem, os sinais de transtornos do neurodesenvolvimento e estratégias para estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional nas práticas pedagógicas.
No segundo módulo nós vamos abordar os fundamentos da pesquisa científica e da Educação Baseada em Evidências (EBE), incluindo temas como métodos de pesquisa, projeto e ética na pesquisa.
No terceiro módulo, nós vamos explorar os fundamentos da alfabetização, incluindo o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no contexto das neurociências.
Também vamos abordar aspectos históricos, legislação e modelos teóricos da alfabetização, com ênfase na prática através de análises e atividades guiadas por especialistas como Luciana Brites, Roselaine Pontes e Patrícia Botelho.
No quarto módulo, nós vamos explorar o desenvolvimento da linguagem, desde seus fundamentos até os mecanismos cognitivos envolvidos na alfabetização.
Serão abordados temas como etapas do desenvolvimento da linguagem, habilidades auditivas e visuais, fonética e fonologia, habilidades precursoras da alfabetização e práticas em consciência fonológica e conhecimento alfabético.
Neste módulo nós vamos entender os diferentes métodos de alfabetização como NELP e NRP, métodos sintéticos, analíticos e multissensoriais.
Também serão abordadas abordagens metodológicas como reconhecimento de palavras, competências de leitura, instrução fônica e desenvolvimento da escrita.
No módulo 6, abordaremos a distinção crucial entre dificuldades e transtornos de aprendizagem, explorando transtornos do neurodesenvolvimento, alfabetização inclusiva, e aspectos legais relacionados.
Também analisaremos a alfabetização em diferentes condições, como deficiências sensoriais, transtornos específicos de aprendizagem, autismo, deficiência intelectual e TDAH, destacando estratégias inclusivas e abordagens baseadas em evidências.
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Se você fizer a sua inscrição e nos próximos 7 dias entender que ainda não é o momento para se tornar uma Especialista em NeuroAlfabetização, não se preocupe.
Você pode entrar em contato com a nossa equipe e solicitar o cancelamento da sua inscrição.
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Perguntas Frequentes
Nossa Pós-Graduação em NeuroAlfabetização conta com uma carga horária de 400 horas, sendo ela dividida em conteúdos online, aulas ao vivo e materiais teóricos.
Você terá 9 meses para acessar todo o conteúdo, mas não se preocupe…
Se você não conseguir finalizar a Pós-Graduação dentro desse período, nós vamos liberar mais 9 meses de acesso para você.
Ou seja, ao todo você terá 18 meses de acesso para estudar todo o conteúdo
Nossa PósGraduação é certificada pelo MEC e consta com 400 horas de conteúdo para você estudar de qualquer lugar do mundo.
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A pós-graduação precisa de TCC?
Sim, nossa pós-graduação é reconhecida pelo MEC e ao final deste formação, você será reconhecida como Especialista em NeuroAlfabetização.
Você terá 18 meses de acesso a todos os módulos dentro da plataforma.
Nos primeiros 9 meses, o curso segue uma agenda estruturada de aulas ao vivo e atividades, focando no cumprimento dos requisitos para a certificação. Além disso, você terá acesso a aulas online gravadas e materiais que dão suporte para a entrega da pós.
Após a conclusão dos 9 meses com as aulas ao vivo, você ainda pode acessar todos os materiais do curso por mais 9 meses. Esse período adicional permite revisões e aprofundamento nos temas estudados, sem pressão adicional.
A NeuroSaber é uma empresa de capacitação com sede em Londrina-Paraná.
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Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4612336061575810
Luciana Brites é uma especialista em neurociência aplicada à educação, com contribuições significativas para o desenvolvimento de práticas inclusivas e eficazes no processo de alfabetização.
Reconhecida por sua capacidade de traduzir conceitos complexos em estratégias pedagógicas acessíveis, ela é uma das professoras da pós-graduação em NeuroAlfabetização e atua em instituições renomadas no campo da neuroeducação.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7410438499006081
Roselaine Pontes é uma renomada especialista em educação, com foco em alfabetização e neurociência aplicada ao aprendizado.
Sua expertise abrange métodos de alfabetização baseados em evidências, abordagens inclusivas e estratégias pedagógicas eficazes para alunos com dificuldades de aprendizagem.
Como uma das professoras da pós-graduação em NeuroAlfabetização, ela tem ampla experiência em desenvolver práticas inovadoras para o ensino, destacando-se por sua capacidade de integrar teoria e prática de forma acessível e impactante para seus alunos.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/3278338196915403
Thiago Gusmão é um renomado neurocientista com vasta experiência na aplicação de conhecimentos em neurociência à educação.
Com formação acadêmica sólida e atuação como pesquisador em instituições de destaque, como a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Thiago é reconhecido por suas contribuições teóricas e práticas no campo da neuroeducação.
Thiago Gusmão é um dos professores da pós-graduação em NeuroAlfabetização, contribuindo com seu conhecimento especializado para o desenvolvimento de práticas inclusivas e eficazes no processo de alfabetização.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7449960229468286
Patrícia Botelho é uma renomada especialista em alfabetização e neurociências aplicadas à educação.
Com vasta experiência em práticas pedagógicas baseadas em evidências, ela se destaca por suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades precursoras da leitura e da escrita.
Sua abordagem inclui estratégias inovadoras para promover a consciência fonológica, o reconhecimento de palavras e o conhecimento alfabético em alunos em fase de alfabetização.
Além de seu trabalho acadêmico, Patrícia é reconhecida por sua capacidade de traduzir teorias complexas em práticas acessíveis e eficazes para pais, educadores e profissionais da saúde.
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A Professora Analice Fragoso é uma renomada pedagoga, psicopedagoga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento.
Sua expertise abrange a orientação do Projeto de Vida no Colégio Presbiteriano Mackenzie, além de ser docente em diversos cursos de Especialização, incluindo Neuroeducação, Psicopedagogia, Libras, Saúde e Educação Especial e Inclusiva, entre outros.
Com uma sólida experiência como psicopedagoga clínica e institucional no Núcleo de Inclusão da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ela se destaca por suas pesquisas na área de desenvolvimento cognitivo, leitura e escrita, funções executivas e educação inclusiva.
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Aparecido José Couto Soares é uma renomada especialista em desenvolvimento da linguagem e alfabetização.
Com vasta experiência na área, ela se destaca por sua pesquisa e contribuições para o entendimento dos processos cognitivos envolvidos na aquisição da linguagem escrita.
Seu trabalho abrange desde as etapas do desenvolvimento da linguagem até a relação entre linguagem e alfabetização, fornecendo insights valiosos para práticas educacionais eficazes.
Através de suas aulas e pesquisas, ela busca promover uma abordagem integrada e fundamentada cientificamente para o ensino da leitura e escrita.