Muitos professores, terapeutas e profissionais da saúde ainda tratam o aprendizado, a cognição e o comportamento como áreas separadas, sem considerar que movimento, emoção e desenvolvimento motor são a base de tudo.
Se uma criança:
❌ Tem dificuldades na escrita e leitura
❌ Se distrai facilmente ou tem problemas de concentração
❌ Apresenta agitação ou falta de motivação para aprender
❌ Tem desafios na coordenação, equilíbrio ou fala
O problema pode estar na Psicomotricidade
– e ninguém percebeu!
É por isso que essa Pós-Graduação é indispensável para profissionais que desejam atuar de maneira eficaz no desenvolvimento infantil e na inclusão de crianças com dificuldades motoras e transtornos do neurodesenvolvimento, como TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Com essa formação, você terá acesso a conhecimentos atualizados e fundamentados em evidências científicas, permitindo que suas intervenções sejam mais assertivas e eficazes. Além disso, aprenderá estratégias práticas para lidar com os desafios do dia a dia, ajudando cada criança a desenvolver seu potencial ao máximo.
Bloco 1 – Princípios de Neurociências
A1 – O que é Neurociências
A2 – Como o cérebro se desenvolve
A3 – Neurociências Cognitiva e Comportamental
A4 – Neurociências Aplicada à Educação
A5 – Psicobiologia da Aprendizagem
Bloco 2 – Neuroanatomia
A1 – Estrutura Geral do Cérebro
A2 – Estrutura Funcional do Cérebro
A3 – Relação do Cérebro com a Aprendizagem
A4 – Aspectos Genéticos e Ambientais no Neurodesenvolvimento
A5 – Fatores de Risco e Proteção ao Desenvolvimento
Bloco 3 – Neuroaprendizagem
A1 – Como o Cérebro Aprende
A2 – Influências Pré, Peri e Pós-Natais
A3 – Neurodesenvolvimento Típico e Atípico
A4 – Sinais Precoces de Transtornos do Neurodesenvolvimento
A5 – O que fazer quando há sinais de atraso ou transtorno
Bloco 4 – Funções Cognitivas
A1 – Percepção Visual e Auditiva
A2 – Atenção e Memória
A3 – Funções Executivas
A4 – Processamento da Leitura e da Escrita
A5 – Processamento do Cálculo
Bloco 5 – Neurociências e suas Interfaces
A1 – Neurociências e Intervenções Preventivas
A2 – Neurociências do Comportamento
A3 – Neuroeducação e Tecnologias Educacionais
A4 – Psicobiologia da Emoção e Motivação
A5 – Neurociências e Desempenho Escolar
Bloco 6 – Neuroprática
Aula ao Vivo
Atividades Práticas
Bloco 1 – Pesquisa Científica
A1 – Ciência x Senso Comum
A2 – Características do Processo de Pesquisa
A3 – Métodos de Pesquisa: Quali, Quanti e Mista
A4 – Publicação e Currículo Lattes
A5 – Evidências de Validade das Pesquisas
Bloco 2 – Educação Baseada em Evidências
A1 – O que é Educação Baseada em Evidências
A2 – Os pilares da EBE: Relevância, Suficiência e Veracidade
A3 – A pesquisa científica na Educação
A4 – Implicações da EBE para a qualidade do processo ensino-aprendizagem
A5 – Práticas Pedagógicas Baseadas em Evidências
Bloco 3 – Projeto de Pesquisa
A1 – Escolha e Delimitação do tema
A2 – Problematização e Hipótese
A3 – Estrutura e Formatação do Trabalho Científico
A4 – Apresentação Gráfica e Elementos Pré-Textuais
A5 – Elementos Textuais e Pós-Textuais
Bloco 4 – Objetivos e Relevância da Pesquisa
A1 – Por que realizar uma Pesquisa
A2 – Objetivos da Pesquisa
A3 – Justificativa / Relevância da Pesquisa
A4 – Fundamentação Teórica
A5 – Cronograma: importância e como fazer
Bloco 5 – Ética na Pesquisa
A1 – A Pesquisa Acadêmica e a Questão Ética
A2 – Critérios Éticos na Pesquisa com Seres Humanos
A3 – Termos e Documentos
A4 – Plágio e Autoplágio
A5 – Como Proteger sua Produção
Bloco 6 – Neuroprática
Aula ao Vivo
Atividades Práticas
Bloco 1 – Conceitos Introdutórios
A1 – Introdução à Psicomotricidade
A2 – História da Psicomotricidade
A3 – Teóricos Fundamentais da Psicomotricidade
A4 – Psicomotricidade no Brasil
A5 – Abordagens e Modelos Teóricos
Bloco 2 – Neuroanatomofisiologia
A1 – Estruturas do Sistema Nervoso Central e a Psicomotricidade
A2 – Neurofisiologia do Sistema Nervoso Central Aplicada à Psicomotricidade
A3 – Anatomia dos Músculos
A4 – Fisiologia Muscular na prática
A5 – Interação entre o Sistema Nervoso Central e os Músculos
Bloco 3 – Comportamento motor- Subárea Aprendizagem Motora
A1 – Introdução ao estudo do Comportamento Motor: Conceito e sub áreas de atuação (aprendizagem motora e desenvolvimento motor)
A2 – Estágios de Aprendizagem Motora
A3 – Transferência de Aprendizagem Psicomotora
A4 – Organização da Prática na Aprendizagem Psicomotora
A5 – Feedback e aprendizagem Psicomotora
Bloco 4 – Comportamento motor- Subárea Desenvolvimento motor
A1 – Introdução aos Modelos de Desenvolvimento Motor
A2 – Desenvolvimento Motor na Infância: Fase dos Movimentos Reflexos e Fase dos Movimentos Rudimentares
A3 – Desenvolvimento Motor na Infância e Adolescência: Fase dos Movimentos Fundamentais.
A4 – Desenvolvimento Motor na adolescência e vida adulta: Fase dos Movimentos Especializados.
A5 – Desenvolvimento Motor e envelhecimento
Bloco 5 – Unidades funcionais de Lúria (processos cognitivos)
A1 – Quem é Lúria
A2 – O que são as unidades
A3 – Primeira unidade
A4 -Segunda Unidade
A5 – Terceira Unidade
Bloco 6 – Áreas psicomotoras I e II
A1 – Tônus e Equilibração
A2 – Dominância lateral e Lateralidade
A3 – Esquema corporal e Imagem corporal
A4 – Noção espaço e temporal
A5 – Praxia global e fina
Bloco 7 – Desenvolvimento Psicomotor
A1 – Entendendo o desenvolvimento neuropsicomotor
A2 – Ontogênese e filogênese
A3 – Rolar, rastejar e engatinhar e andar I
A4 – Rolar, rastejar e engatinhar e andar II
A5 – Desenvolvimento sensorial
Bloco 8 – Neuroprática
Aula ao Vivo
Atividades Práticas
Bloco 1 – Avaliações Motoras I
A1 – Introdução à Avaliação do Desenvolvimento Motor
A2 – Avaliação das Habilidades Motoras Fundamentais: Habilidades Locomotoras e de Controle de objetos
A3 – Avaliação da Competência Motora: Identificação de atraso motor
A4 -Avaliação da Coordenação Motora
A5 – Avaliação das Habilidades Esportivas
Bloco 2 – Avaliações PsicoMotoras
A1 – Tônus e Equilibração
A2 – Dominância lateral e Lateralidade
A3 – Esquema e Imagem corporal
A4 – Espaço – temporal
A5 – Praxia global e fina
Bloco 3 – Psicomotricidade na Educação Infantil
A1 – Introdução à Psicomotricidade na Educação Infantil
A2 – A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil
A3 – Desenvolvimento Neuropsicomotor na Primeira infância
A4 – Avaliação Psicomotora na Educação Infantil
A5 – Práticas Psicomotoras na Educação Infantil
Bloco 4 – Psicomotricidade e Aprendizagem Escolar
A1 – Introdução a Psicomotricidade na Aprendizagem Escolar
A2 – Psicomotricidade e Leitura
A3 – Psicomotricidade e Escrita
A4 – Psicomotricidade e Cálculo
A5 – Implementação de Atividades Psicomotoras no Currículo Escolar
Bloco 5 – Psicomotricidade e Educação Física
A1 – Introdução à Psicomotricidade na Educação Física
A2 – Benefícios da Psicomotricidade na Educação Escolar
A3 – psicomotricidade aplicada à educação física
A4 – Avaliação Psicomotora na educação físicas
A5 – Práticas Psicomotoras na Educação física
Bloco 6 – Psicomotricidade Clínica
A1 – Introdução à Psicomotricidade
Clínica
A2 – A importância da Psicomotricidade Clínica
A3 – Avaliação psicomotora clínica
A4 – Intervenções psicomotoras em contexto clínico
A5 – Implementação de Práticas Psicomotoras clínicas
Bloco 7 – Gerontopsicomotricidade
A1 – Introdução à Gerontopsicomotricidade
A2 – A importância da Gerontomotricidade
A3 – Desenvolvimento gerontopsicomotor
A4 – Avaliação
A5 – Práticas Psicomotoras
Bloco 8 – Neuroprática
Aula ao Vivo
Atividades Práticas
Bloco 1 – Planejamento de Práticas psicomotoras
A1 – Introdução às Práticas Psicomotoras
A2 – Estruturação e Sequência de Atividades
A3 – Adaptação e Personalização das Atividades
A4 – Avaliação e Feedback Durante as Práticas
A5 – Revisão e Ajuste de Planos de Atividades
Bloco 2 – Práticas das áreas psicomotoras I e II
A1 – Tônus e Equilibração
A2 – Dominância lateral e Lateralidade
A3 – Esquema Corporal e Imagem Corporal
A4 – Noção espaço e noção temporal
A5 – Praxia global e praxia na Pr
Bloco 3 – Atividades Psicomotoras para Bebês e Educação Infantil
A1 – Jogos Psicomotores: Estimulando o Desenvolvimento de Bebês e Crianças
A2 – Expressão Corporal e Criatividade nos Primeiros Anos
A3 – Incorporando Psicomotricidade nas Rotinas Diárias dos Bebês
A4 – Desenvolvimento de Habilidades Sociais em Bebês através da Psicomotricidade
A5 – Planejamento de Atividades Psicomotoras Temáticas para Bebês e Educação Infantil
Bloco 4 – Atividades Lúdicas em Psicomotricidade
A1 – Estratégias Lúdicas para o Desenvolvimento Psicomotor
A2 – Jogos e Movimento: Uma abordagem Integrativa
A3 – Impacto das Atividades Lúdicas no Desenvolvimento Social e Emocional
A4 – Adaptação de Atividades Lúdicas para Inclusão e Acesso Universal
A5 – Avaliação Crítica e Reflexiva das Práticas Lúdicas na Psicomotricidade
Bloco 5 – Música e Psicomotricidade
A1 – Integração da Música nas Práticas Psicomotoras
A2 – Desenvolvimento Rítmico e Coordenação Motora
A3 – Expressão e Criatividade Corporal através da Música
A4 – Estratégias Musicais para Inclusão e Diversidade
A5 – Avaliação e Integração de Práticas Musicais em Psicomotricidade
Bloco 6 – Práticas em Educação Física e Psicomotricidade
A1 – Práticas de Educação Física com Enfoque Psicomotor
A2 – Atividades para Desenvolvimento da Coordenação Motora
A3 – Inclusão de Habilidades de Equilíbrio e Postura
A4 – Jogos para Estimulação Sensorial e Perceptiva
A5 – Avaliação e Adaptação de Atividades
Bloco 7 – Grafomotricidade
A1 – Introdução à Grafomotricidade
A2 – A importância da Grafomotricidade
A3 – Desenvolvimento Grafomotor
A4 – Avaliação
A5 – Práticas grafomotricidade
Bloco 8 – Neuroprática
Aula ao Vivo
Atividades Práticas
Bloco 1 – Avaliações Motoras I
A1 – Introdução à Avaliação do Desenvolvimento Motor
A2 – Avaliação das Habilidades Motoras Fundamentais: Habilidades Locomotoras e de Controle de objetos
A3 – Avaliação da Competência Motora: Identificação de atraso motor
A4 -Avaliação da Coordenação Motora
A5 – Avaliação das Habilidades Esportivas
Bloco 2 – Autismo
A1 – Autismo e alterações psicomotoras
A2 – TDAH e alterações psicomotoras
A3 – DI e alterações psicomotoras
A4 – Transtornos de aprendizagem e alterações psicomotoras
A5 – Síndromes e alterações psicomotoras
Bloco 3 – Abordagem interventiva inclusiva
A1 – Atividades psicomotoras no Autismo
A2 – Atividades psicomotoras no TDAH
A3 – Atividades psicomotoras na DI
A4 – Atividades psicomotoras nos Transtornos de aprendizagem
A5 – Atividades psicomotoras nas Síndromes
Bloco 4 – Neuroprática
Aula ao Vivo
Atividades Práticas
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Perguntas Frequentes
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Todos os Direitos Reservados – Política de Privacidade e Termos de Uso.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4612336061575810
Luciana Brites é uma especialista em neurociência aplicada à educação, com contribuições significativas para o desenvolvimento de práticas inclusivas e eficazes no processo de alfabetização.
Reconhecida por sua capacidade de traduzir conceitos complexos em estratégias pedagógicas acessíveis, ela é uma das professoras da pós-graduação em NeuroAlfabetização e atua em instituições renomadas no campo da neuroeducação.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7410438499006081
Roselaine Pontes é uma renomada especialista em educação, com foco em alfabetização e neurociência aplicada ao aprendizado.
Sua expertise abrange métodos de alfabetização baseados em evidências, abordagens inclusivas e estratégias pedagógicas eficazes para alunos com dificuldades de aprendizagem.
Como uma das professoras da pós-graduação em NeuroAlfabetização, ela tem ampla experiência em desenvolver práticas inovadoras para o ensino, destacando-se por sua capacidade de integrar teoria e prática de forma acessível e impactante para seus alunos.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4612336061575810
Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria-RS – UFSM. Pós graduação em Ciências do Movimento Humano pela UFSM e em Psicopedagogia pela UPF em Passo Fundo -RS.
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Atua na linha de Pesquisa Neuropsicologia do Esporte e do comportamento motor. É professor na Pontifícia Universidade Católica – PUCRS em Porto Alegre. Também é professor no Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG. Membro do GT em Neuropsicologia do Esporte e Comportamento Motor da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.
Tem participação em Projetos de Pesquisa vinculados a Universidade de Greenwich em Londres na área da Neuropsicologia do comportamento motor.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/1402175305176130
Mestre em Ciências da Educação pela UNADES. Educador Físico com Licenciatura Plena pela FIG, Especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo e Especialista Internacional em Técnicas e Práticas Corporais pelo ISRP (Paris). Assessor Educacional e Clínico de instituições públicas e privadas e diretor da Clínica Asas Terapias.
Currículo Lattes – https://lattes.cnpq.br/7851163415978991
Fisioterapeuta. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano pela mesma Instituição. Especialista e ex professora do Método Busquet- As cadeias fisiológicas no bebê e adulto- Brasil/França. Especialista em Fisiologia e Biomecânica do Exercício e do Esporte pelo Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo (IOT-FMUSP). Diversas formações na área de pediatria e profa de pós graduações.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/3278338196915403
Thiago Gusmão é um renomado neurocientista com vasta experiência na aplicação de conhecimentos em neurociência à educação.
Com formação acadêmica sólida e atuação como pesquisador em instituições de destaque, como a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Thiago é reconhecido por suas contribuições teóricas e práticas no campo da neuroeducação.
Thiago Gusmão é um dos professores da pós-graduação em NeuroAlfabetização, contribuindo com seu conhecimento especializado para o desenvolvimento de práticas inclusivas e eficazes no processo de alfabetização.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/5777619248560773
Graduada em Fisioterapia (Centro Unificado Bandeirante – UNIBAN). Pós-Graduada em Psicomotricidade (ISPE-GAE – OIPR – Ítalo Brasileiro) São Paulo, SP; Psicomotricista com Certificação Internacional pela Organização Internacional de Psicomotricidade (OIPR) Paris, França; Mestre em Transtornos ou Distúrbios do Desenvolvimento – Neurodesenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie) São Paulo, SP; Especialização em Saúde Pública (Universidade Ribeirão Preto); Aperfeiçoamento em Tecnologia Terapêutica Assistiva pelo Laboratório de Tecnologia Terapêutica Expansão, São Paulo, SP.
É membro da Comissão Científica da Diretoria da Associação Brasileira de Psicomotricidade – Capítulo São Paulo; e autora do “Programa de Estimulação Psicomotora Interdisciplinar ” e do Projeto “A Psicomotricidade é para Todos e para Todas as Idades”.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4858654547076010
Atua como palestrante e ministrando cursos e oficinas em diversas cidades pelo Brasil e, além-fronteiras, em lugares como Saragoça e Barcelona, na Espanha.
Seus cursos conquistam alunos no mundo todo: Alemanha, Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália, México, Islândia, Peru, Portugal, Inglaterra, Singapura e, claro, o Brasil.
É compositor de músicas infantis e autor de livros.
Sua pesquisa explora o poder da música como ferramenta educativa, demonstrando que até mesmo objetos do dia a dia, como canetas e baldes, podem se transformar em instrumentos musicais.
Psicomotricista, Psicopedagoga e Profissional de Educação Física. Palestrante na área de Psicomotricidade.
Fundadora da Clínica Psicomotricidade Campinas e coautora do livro “Psicomotricidade – Da Gestação à Melhor Idade”.
Especialista em Psicomotricidade, com Certificado Internacional pela Organisation Internationale de Psychomotricité et de Relaxation de Paris (OIPR) – França, em parceria com o Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação (ISPE-GAE) e o Centro Universitário Ítalo Brasileiro – São Paulo/SP.
Especialista em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas/SP.
Psicopedagoga Clínica e Institucional pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro. Graduanda em Psicologia.
Atua na Clínica Psicomotricidade Campinas, atendendo crianças, adolescentes e idosos, além de oferecer orientação familiar e escolar.