Tem uma criança com autismo na sua escola, e você não sabe quais aspectos observar e registrar, para produzir um bom relatório escolar?
Neste material você encontrará dicas e orientações para fazer observações e registros de forma assertiva, entendendo quais aspectos do comportamento dos alunos com diagnóstico ou suspeita de TEA são importantes para compor um bom relatório escolar. Um passo a passo completo produzido por quem realmente entende do assunto: pais, professores e profissionais!!!

O que você vai aprender:

O que é importante para acompanhar o percurso de desenvolvimento e de aprendizagem dos alunos

Aprenda dicas importantes para planejar a observação dos alunos nos diferentes momentos do ano letivo.

Quais aspectos produzem maior impacto no desenvolvimento, participação e aprendizagem dos alunos

Aprenda a selecionar aspectos do desenvolvimento que são mais importantes para cada aluno e tenha acesso a questões norteadoras para compreender estes comportamentos.

Um material online completo!

Esse material foi elaborado pensando em melhor instrumentalizar o professor para a observação e registro dos comportamentos que interferem no desenvolvimento e na aprendizagem. Aprendendo a observar com mais assertividade e redigir bons relatórios, o professor terá maior condição de contribuir com a inclusão escolar de crianças com autismo na escola!

Autores do Ebook

Esse material foi elaborado pelos alunos da pós-graduação em Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: autismo e suas comorbidades, do Instituto NeuroSaber em parceria com a UTFPR.

Pensando na relevância da contribuição do professor no que se refere ao registro de informações de alunos que receberam diagnóstico ou que apresentam características comuns no TEA, foi proposto aos alunos a realização de uma atividade prática que consistia na elaboração de diretrizes para um Modelo de relatório escolar direcionado ao autismo.

O material deveria conter questões norteadoras e servir como diretriz para auxiliar os professores a observarem e registrarem a manifestação de comportamentos nos seguintes aspectos do desenvolvimento:

O resultado deste trabalho coletivo foi compilado e se transformou nesse e-book. Nessas páginas, você encontrará diretrizes que orientam a observação, registro e elaboração de relatório escolar direcionado ao aluno com TEA.

Organizadores

Prof. Me. Luciana Brites

CEO do Instituto NeuroSaber, Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Intelectual e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unifil Londrina; Autora de vários livros, programas educacionais e palestrante. Tem mais de 25 anos de experiência em alfabetização, tanto na escola, quanto em atendimento clínico com crianças e adolescentes, com dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Prof. Me. Roselaine Pontes de Almeida

Professora da Pós-graduação da NeuroSaber, “Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades”, Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Pedagogia. Autora e co-autora de livros nas áreas de educação, saúde e literatura infantil.

Dr. Clay Brites

Pediatra e Neuropediatra formado pela Santa Casa de São Paulo, vice Presidente da Abenepi Capítulo Paraná; membro do Departamento de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Autor de vários capítulos de Livros.Recebeu o prêmio de médico destaque 2016 do MOAB em votação, com maior número de votos, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na NeuroSaber e no Entendendo Autismo na disseminação de conteúdo sobre Autismo. É coautor do livro 'Como Saber do Que Seu Filho Realmente Precisa?'.

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