O que você vai aprender:
Aprenda dicas importantes para planejar a observação dos alunos nos diferentes momentos do ano letivo.
Aprenda a selecionar aspectos do desenvolvimento que são mais importantes para cada aluno e tenha acesso a questões norteadoras para compreender estes comportamentos.
Esse material foi elaborado pensando em melhor instrumentalizar o professor para a observação e registro dos comportamentos que interferem no desenvolvimento e na aprendizagem. Aprendendo a observar com mais assertividade e redigir bons relatórios, o professor terá maior condição de contribuir com a inclusão escolar de crianças com autismo na escola!
Autores do Ebook
Pensando na relevância da contribuição do professor no que se refere ao registro de informações de alunos que receberam diagnóstico ou que apresentam características comuns no TEA, foi proposto aos alunos a realização de uma atividade prática que consistia na elaboração de diretrizes para um Modelo de relatório escolar direcionado ao autismo.
O material deveria conter questões norteadoras e servir como diretriz para auxiliar os professores a observarem e registrarem a manifestação de comportamentos nos seguintes aspectos do desenvolvimento:
O resultado deste trabalho coletivo foi compilado e se transformou nesse e-book. Nessas páginas, você encontrará diretrizes que orientam a observação, registro e elaboração de relatório escolar direcionado ao aluno com TEA.
Organizadores
CEO do Instituto NeuroSaber, Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Intelectual e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unifil Londrina; Autora de vários livros, programas educacionais e palestrante. Tem mais de 25 anos de experiência em alfabetização, tanto na escola, quanto em atendimento clínico com crianças e adolescentes, com dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Professora da Pós-graduação da NeuroSaber, “Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades”, Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Pedagogia. Autora e co-autora de livros nas áreas de educação, saúde e literatura infantil.
Pediatra e Neuropediatra formado pela Santa Casa de São Paulo, vice Presidente da Abenepi Capítulo Paraná; membro do Departamento de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Autor de vários capítulos de Livros.Recebeu o prêmio de médico destaque 2016 do MOAB em votação, com maior número de votos, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na NeuroSaber e no Entendendo Autismo na disseminação de conteúdo sobre Autismo. É coautor do livro 'Como Saber do Que Seu Filho Realmente Precisa?'.