Pós-Graduação em TDAH e Neurociência

Pós-Graduação em TDAH e Neurociência: Abordagens Multidisciplinares no Contexto Educacional e Clínico

TDAH e Neurociência em uma só Pós-Graduação!

Com a Pós Graduação em TDAH e Neurociência, você vai contribuir significativamente com o desenvolvimento dos seus alunos e será reconhecida profissionalmente por isso.

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importância do conhecimento inclusivo

Hoje, o TDAH afeta entre 5% e 7% das crianças em idade escolar, uma prevalência significativamente maior do que a do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que está estimada em cerca de 1 a 2%.

Ou seja: há mais crianças com TDAH do que com autismo — mas, ainda assim, muitos casos permanecem subdiagnosticados ou mal compreendidos.

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BENEFÍCIOS NEUROSABER

E por que a Pós-Graduação da NeuroSaber é a melhor escolha para você?

Referência – A NeuroSaber é uma referência em Neurociências aplicadas à Educação, com profissionais renomados e uma abordagem consolidada na área.

Inovação – Nossa Pós-Graduação oferece um conteúdo atualizado e alinhado com as últimas pesquisas e práticas em Neurociências e Alfabetização.

Metodologia Inovadora – A metodologia da NeuroSaber integra teoria e prática, com atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades práticas para aplicação imediata.

Apoio e Orientação – Os alunos contam com suporte e orientação de profissionais experientes, facilitando o aprendizado e o desenvolvimento de projetos e pesquisas na área.

Certificação reconhecida pelo MEC – Ao concluir a Pós-Graduação, você recebe uma certificação reconhecida pelo MEC, agregando valor ao currículo e ampliando oportunidades profissionais.

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MATRIZ CURRICULAR tdah e neurociÊncias

Conheça a matriz curricular da Pós-Graduação em TDAH e Neurociência: Abordagens Multidisciplinares no Contexto Educacional e Clínico

Bloco 1 – Princípios de Neurociências

A1 – O que é Neurociências
A2 – Como o cérebro se desenvolve
A3 – Neurociências Cognitiva e Comportamental
A4 – Neurociências Aplicada à Educação
A5 – Psicobiologia da Aprendizagem

Bloco 2 – Neuroanatomia

A1 – Estrutura Geral do Cérebro
A2 – Estrutura Funcional do Cérebro
A3 – Relação do Cérebro com a Aprendizagem
A4 – Aspectos Genéticos e Ambientais no Neurodesenvolvimento
A5 – Fatores de Risco e Proteção ao Desenvolvimento

Bloco 3 – Neuroaprendizagem

A1 – Como o Cérebro Aprende
A2 – Influências Pré, Peri e Pós-Natais
A3 – Neurodesenvolvimento Típico e Atípico
A4 – Sinais Precoces de Transtornos do Neurodesenvolvimento
A5 – O que fazer quando há sinais de atraso ou transtorno

Bloco 4 – Funções Cognitivas

A1 – Percepção Visual e Auditiva
A2 – Atenção e Memória
A3 – Funções Executivas
A4 – Processamento da Leitura e da Escrita
A5 – Processamento do Cálculo

Bloco 5 – Neurociências e suas Interfaces

A1 – Neurociências e Intervenções Preventivas
A2 – Neurociências do Comportamento
A3 – Neuroeducação e Tecnologias Educacionais
A4 – Psicobiologia da Emoção e Motivação
A5 – Neurociências e Desempenho Escolar

Bloco 6 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

Bloco 1 – Pesquisa Científica

A1 – Ciência x Senso Comum
A2 – Características do Processo de Pesquisa
A3 – Métodos de Pesquisa: Quali, Quanti e Mista
A4 – Publicação e Currículo Lattes
A5 – Evidências de Validade das Pesquisas

Bloco 2 – Educação Baseada em Evidências

A1 – O que é Educação Baseada em Evidências
A2 – Os pilares da EBE: Relevância, Suficiência e Veracidade
A3 – A pesquisa científica na Educação
A4 – Implicações da EBE para a qualidade do processo ensino-aprendizagem
A5 – Práticas Pedagógicas Baseadas em Evidências

Bloco 3 – Projeto de Pesquisa

A1 – Escolha e Delimitação do tema
A2 – Problematização e Hipótese
A3 – Estrutura e Formatação do Trabalho Científico
A4 – Apresentação Gráfica e Elementos Pré-Textuais
A5 – Elementos Textuais e Pós-Textuais

Bloco 4 – Objetivos e Relevância da Pesquisa

A1 – Por que realizar uma Pesquisa
A2 – Objetivos da Pesquisa
A3 – Justificativa / Relevância da Pesquisa
A4 – Fundamentação Teórica
A5 – Cronograma: importância e como fazer

Bloco 5 – Ética na Pesquisa

A1 – A Pesquisa Acadêmica e a Questão Ética
A2 – Critérios Éticos na Pesquisa com Seres Humanos
A3 – Termos e Documentos
A4 – Plágio e Autoplágio
A5 – Como Proteger sua Produção

Bloco 6 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

Bloco 1 – TDAH: conceito e histórico

A1 – TDAH na História: dos primeiros relatos às classificações modernas
A2 – Marcos teóricos e clínicos na compreensão do TDAH
A3 – Prevalência e impacto social do TDAH no Brasil e no mundo
A4 – Critérios do DSM-5-TR e CID-11
A5 – O TDAH na atualidade: desafios atuais e perspectivas futuras

Bloco 2 – Bases Neurobiológicas e Genéticas

A1 – Estruturas cerebrais e redes neurais relacionadas ao TDAH
A2 – Neuroquímica: dopamina, noradrenalina e sistemas de recompensa
A3 – Disfunções executivas e sua relação com sintomas
A4 – Influência genética e estudos de hereditariedade
A5 – Fatores ambientais e epigenéticos

Bloco 3 – Funcionamento Cognitivo e Comportamental

A1 – Déficits de atenção sustentada e seletiva
A2 – Impulsividade e controle inibitório
A3 – Memória de trabalho e planejamento
A4 – Comportamento desafiador e regulação emocional
A5 – Consequências cognitivas do TDAH não tratado

Bloco 4 – TDAH na Infância

A1 – Primeiros sinais: o que observar?
A2 – TDAH e desenvolvimento infantil: impacto cognitivo, emocional e social
A3 – Manifestações no dia a dia
A4 – A importância da identificação precoce
A5 – Impacto na aprendizagem

Bloco 5 – TDAH na Adolescência

A1 – Risco, vulnerabilidade e identidade na adolescência
A2 – Sinais suspeitos e quadro clínico
A3 – Desafios emocionais e comportamentais
A4 – Impactos funcionais e prejuízos associados
A5 – Impacto na aprendizagem


Bloco 6 – TDAH na vida Adulta

A1 – Compreendendo o adulto com TDAH
A2 – Subdiagnóstico e sofrimento oculto
A3 – Manifestações clínicas
A4 – Impactos na rotina, trabalho e relações
A5 – Perspectivas emergentes sobre TDAH no envelhecimento

Bloco 7 – Comorbidades no TDAH

A1 – Compreendendo comorbidades: o que dizem os estudos
A2 – TDAH e Transtornos do Neurodesenvolvimento I: TEA
A3 – TDAH e Transtornos do Neurodesenvolvimento II: Transtornos Específicos de Aprendizagem
A4 – TDAH e Transtornos do Neurodesenvolvimento II: Deficiência Intelectual
A5 – TDAH e Transtornos Psiquiátricos: Transtornos de Humor e de Ansiedade
A6 – TDAH e Transtornos Psiquiátricos II: Transtornos Disruptivos do Comportamento (TOD, TC)

Bloco 8 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

Bloco 1 – TDAH no Contexto Clínico

A1 – Conceituação clínica do TDAH: evolução histórica e conceitual
A2 – Características clínicas e impacto funcional
A3 – Sintomatologia principal e manifestações em diferentes fases da vida
A4 – O papel do profissional clínico no manejo do TDAH
A5 – Estigma, mitos e verdades sobre o transtorno

Bloco 2 – Abordagem Multidisciplinar do TDAH

A1 – A importância da avaliação multidisciplinar
A2 – Avaliação Psicológica e Neuropsicológica I
A3 – Avaliação Psicológica e Neuropsicológica II
A4 – Avaliação Psicopedagógica I
A5 – Protocolos de Intervenção Psicopedagógica
A6 – Avaliação Fonoaudiógica
A7 – Protocolos de Intervenção Fonoaudiógica

Bloco 3 – Avaliação Médica

A1 – Critérios diagnósticos do DSM-5 e CID-11
A2 – Processo diagnóstico: entrevista clínica, anamnese e observação
A3 – Instrumentos de triagem e escalas validadas
A4 – Diagnóstico diferencial: ansiedade, depressão, TEA, TOD
A5 – TDAH em adultos: especificidades diagnósticas e desafios

Bloco 4 – Farmacoterapia e Cuidados Clínicos

A1 – Psicoestimulantes e não-estimulantes
A2 – Critérios para prescrição
A3 – Monitoramento de efeitos adversos
A4 – Acompanhamento longitudinal do paciente
A5 – Ética e decisões clínicas compartilhadas

Bloco 5 – Diagnóstico

A1 – Fechando o diagnóstico
A2 – Construção do laudo: o que considerar
A3 – Devolutiva ao paciente e à família
A4 – Orientações à escola
A5 – Acompanhamento e reavaliação

Bloco 6 – Intervenções Psicoterapêuticas

A1 – Intervenções cognitivas no TDAH
A2 – Princípios da terapia cognitivo-comportamental
A3 – Técnicas de manejo comportamental
A4 – Treinamento parental
A5 – Psicoterapia para adultos
A6 – Estudo de casos clínicos

Bloco 7 – Atuação Clínica Integrada e Multidisciplinar

A1 – A importância da equipe no manejo do TDAH
A2 – Protocolos clínicos e linhas de cuidado em saúde mental
A3 – Comunicação entre profissionais e articulação com a escola
A4 – Estratégias clínicas frente às comorbidades: abordagens integradas
A5 – Elaboração de plano terapêutico multidisciplinar com base em evidências

Bloco 8 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

Bloco 1 – TDAH e Educação Inclusiva

A1 – Princípios da Educação Inclusiva e a legislação vigente
A2 – TDAH e o direito à educação: o que diz a LDB e as diretrizes da BNCC
A3 – Quando encaminhar: o papel da escola na identificação
A4 – Relatório escolar do estudante com TDAH: pontos fundamentais
A5 – Desenho Universal para a Aprendizagem e a eliminação de barreiras no ambiente escolar

Bloco 2 – TDAH na Educação Infantil

A1 – Identificação precoce e encaminhamento
A2 – Acolhimento e práticas gerais para a sala de aula
A3 – Estimulação psicomotora
A4 – Estimulação das Funções Executivas
A5 – Diálogo família e escola para apoio à criança

Bloco 3 – TDAH no Ensino Fundamental

A1 – Alfabetização no TDAH
A2 – Compreensão Leitora no TDAH
A3 – Escrita no TDAH
A4 – Produção de texto no TDAH
A5 – TDAH e o ensino da matemática
A6 – TDAH e o ensino da matemática

Bloco 4 – TDAH no Ensino Médio e Superior

A1 – Perfil do estudante com TDAH: potencialidades e desafios
A2 – Apoio e Acessibilidade no Ensino Médio
A3 – O estudante com TDAH e as demandas da vida universitária
A4 – Adaptações Pedagógicas no ENEM e vestibulares
A5 – Núcleos de Acessibilidade e Adaptações no ensino

Bloco 5 – Manejo de Comportamento e Gestão de Sala de Aula

A1 – Gestão positiva da sala de aula e prevenção de conflitos
A2 – Regras claras, previsibilidade e reforço positivo
A3 – Organização da rotina: como promover segurança e foco
A4 – Estratégias de manejo comportamental
A5 – Intervenções em situações de crise

Bloco 6 – Avaliação Escolar e Acompanhamento Pedagógico

A1 – Avaliação diagnóstica e processual em estudantes com TDAH
A2 – Critérios de avaliação flexíveis: o que considerar?
A3 – Adaptação curricular: como planejar e executar
A4 – Registro de evolução e comunicação com a equipe
A5 – Documentando o processo de inclusão

Bloco 7 – Planejamento Inclusivo e Prática Docente

A1 – Planejamento de atividades com foco em diversidade e inclusão
A2 – Planejamento colaborativo com a equipe docente
A3 – Uso de recursos didáticos e tecnologias
A4 – Monitoramento do progresso e ajustes no planejamento
A5 – Elaboração de proposta pedagógica inclusiva

Bloco 8 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

Bloco 1 – Fundamentos do Eixo Psicoeducacional

A1 – O que é psicoeducação? Conceitos e fundamentos
A2 – Diferenças entre abordagem clínica, escolar e psicoeducacional
A3 – O papel da psicoeducação na gestão do TDAH
A4 – A tríade psicoeducacional: sujeito, família e escola
A5 – Ética e escuta ativa no contexto psicoeducacional

Bloco 2 – Intervenções Psicoeducacionais no TDAH

A1 – Construção de vínculo e motivação para a aprendizagem
A2 – Técnicas de organização pessoal e rotina
A3 – Estratégias para melhora da atenção e concentração
A4 – Intervenções lúdicas e gamificadas no processo educativo
A5 – Elaboração de Plano de Atendimento Psicoeducacional

Bloco 3 – Orientação e Acolhimento Familiar

A1 – A escuta da família: acolhimento e validação
A2 – Orientações práticas aos pais e responsáveis
A3 – Treinamento parental e colaboração ativa
A4 – Limites, regras e reforço positivo no ambiente familiar
A5 – Organização do ambiente de estudo e estímulo à autonomia

Bloco 4 – Neuroprática

Aula ao Vivo
Atividades Práticas

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SEJA UM ESPECIALISTA

Quem pode ser Especialista
em TDAH e Neurociência?

(Arraste para o lado)

Profissionais da Educação:
Que querem compreender como o TDAH impacta o desenvolvimento e a aprendizagem, aplicar práticas pedagógicas inclusivas com segurança e intervir precocemente para prevenir maiores dificuldades escolares.
Profissionais da Saúde
Que querem dominar avaliações e intervenções psicoeducacionais no TDAH, com foco em crianças, adolescentes e adultos, integrar práticas clínicas e educacionais baseadas em evidências, se atualizar sobre diagnóstico, tratamento, terapias, farmacologia e estratégias multidisciplinares.
Familiares e Tutores
Que querem compreender melhor o desenvolvimento e as necessidades do seu filho, saber como apoiar e estimular habilidades essenciais e identificar sinais de alerta e buscar intervenções adequadas.

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FORMAÇÃO COMPLETA

O que você irá receber na nossa Pós-Graduação em TDAH?

Formação online de 400 Horas
Aulas gravadas para você estudar de qualquer lugar do mundo;
Quizz de revisão de conteúdo;
Cronograma de conteúdo para auxiliar no seu desenvolvimento;

Certificação aprovada pelo MEC.

Material Teórico de TDAH

TDAH: Abordagens Multidisciplinares no Contexto Educacional e Clínico – Volume 1

TDAH: Abordagens Multidisciplinares no Contexto Educacional e Clínico – Volume 2

Kit NeuroAluno Completo
Bolsa da NeuroSaber;
Livro Educação Baseada em Evidências;
Livro Neurociência e Aprendizagem
Planner Digital do Aluno para organizar os estudos;
Ainda com dúvida?

Perguntas Frequentes

Sim! A Pós-Graduação em TDAH e Neurociência da NeuroSaber é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), garantindo uma formação de qualidade e com validade nacional.

Oferecemos diversas opções de pagamento, incluindo parcelamento no cartão de crédito, boleto bancário e outras formas facilitadas. Você poderá escolher o método mais conveniente para o seu orçamento.

Sim, a pós-graduação é destinada a profissionais graduados em qualquer área, especialmente para educadores, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que atuam com crianças.

Sim! Durante o curso, você terá acesso a materiais teóricos completos, vídeos explicativos, estudos de caso e quizzes interativos para revisar o conteúdo aprendido.

Não, o curso não exige a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas você deverá cumprir com todas as atividades previstas e a carga horária do curso.

Sim, oferecemos suporte contínuo por meio de tutoria online, onde você poderá tirar dúvidas com nossos professores e mentores durante todo o período da pós-graduação.

Certificado validado pela faculdade Neurosaber e reconhecido pelo MEC.

Toque no botão abaixo e fale com a nossa equipe no WhatsApp:

Ms. Luciana Brites

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4612336061575810

Luciana Brites é uma especialista em neurociência aplicada à educação, com contribuições significativas para o desenvolvimento de práticas inclusivas e eficazes no processo de alfabetização.

Reconhecida por sua capacidade de traduzir conceitos complexos em estratégias pedagógicas acessíveis, ela é uma das professoras da pós-graduação em NeuroAlfabetização e atua em instituições renomadas no campo da neuroeducação.

Ms. Roselaine Pontes de Almeida

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7410438499006081

Roselaine Pontes é uma renomada especialista em educação, com foco em alfabetização e neurociência aplicada ao aprendizado.

Sua expertise abrange métodos de alfabetização baseados em evidências, abordagens inclusivas e estratégias pedagógicas eficazes para alunos com dificuldades de aprendizagem.

Como uma das professoras da pós-graduação em NeuroAlfabetização, ela tem ampla experiência em desenvolver práticas inovadoras para o ensino, destacando-se por sua capacidade de integrar teoria e prática de forma acessível e impactante para seus alunos.

Daniel Gonzales

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7230100747519433

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Matemático e especialista no Ensino da Matemática pela Universidade do Estado do Paraná (Unespar). Pesquisador e palestrante na área de avaliação da qualidade da oferta da educação básica e superior brasileira.

Diretor Executivo do Instituto NeuroSaber de Ensino e Diretor Geral da Faculdade NeuroSaber.

Patrícia Botelho

link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7449960229468286

Patrícia Botelho é uma renomada especialista em alfabetização e neurociências aplicadas à educação.

Com vasta experiência em práticas pedagógicas baseadas em evidências, ela se destaca por suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades precursoras da leitura e da escrita.

Sua abordagem inclui estratégias inovadoras para promover a consciência fonológica, o reconhecimento de palavras e o conhecimento alfabético em alunos em fase de alfabetização.

Além de seu trabalho acadêmico, Patrícia é reconhecida por sua capacidade de traduzir teorias complexas em práticas acessíveis e eficazes para pais, educadores e profissionais da saúde.

Ms. Cristiane Hemi Yokota Chechetto

http://lattes.cnpq.br/4967352860959115

Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Experiência na área de inclusão escolar. Atua como docente nos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia e Neurociências aplicada à Educação e como pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da UPM.

Analice Fragoso

link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7782463171842101

A Professora Analice Fragoso é uma renomada pedagoga, psicopedagoga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento.

Sua expertise abrange a orientação do Projeto de Vida no Colégio Presbiteriano Mackenzie, além de ser docente em diversos cursos de Especialização, incluindo Neuroeducação, Psicopedagogia, Libras, Saúde e Educação Especial e Inclusiva, entre outros.

Com uma sólida experiência como psicopedagoga clínica e institucional no Núcleo de Inclusão da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ela se destaca por suas pesquisas na área de desenvolvimento cognitivo, leitura e escrita, funções executivas e educação inclusiva.

Thiago Gusmão

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/3278338196915403

Thiago Gusmão é um renomado neurocientista com vasta experiência na aplicação de conhecimentos em neurociência à educação.

Com formação acadêmica sólida e atuação como pesquisador em instituições de destaque, como a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Thiago é reconhecido por suas contribuições teóricas e práticas no campo da neuroeducação.

Thiago Gusmão é um dos professores da pós-graduação em NeuroAlfabetização, contribuindo com seu conhecimento especializado para o desenvolvimento de práticas inclusivas e eficazes no processo de alfabetização.

Danielle Rossini Dib

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/2711989333315254

Psicóloga pelo UniFMU. Mestra em Ciências pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq – HCFMUSP).

Atua nas áreas de Neuropsicologia, com ênfase em avaliação neuropsicológica, reabilitação cognitiva, treino cognitivo e aprimoramento de performance, bem como na Psicoterapia, atuando com base nas abordagens da Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Positiva. Ministra aulas em programas de pós-graduação e realiza palestras institucionais, com foco no desenvolvimento pessoal e cognitivo. Colabora com o IPq-HCFMUSP, especificamente no Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso, onde coordena a área de Neuropsicologia.

Atua em parceria com outros programas ambulatoriais do instituto, contribuindo para a integração e avanço das práticas de cuidado e conhecimento científico na área

José Guilherme Giocondo Guerra

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/9677402082036332

Dr. José Guilherme Giocondo é médico formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com residência médica em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especializou-se em Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Israelita Albert Einstein.

É mestre em Medicina pela Universidade do Minho e mestre em Neurociências pela Universidade de Coimbra, ambas em Portugal. Atualmente, é doutorando em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP), com foco em Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), investigando trajetórias de desenvolvimento e marcadores clínicos e biológicos associados ao transtorno.
Atua como psiquiatra clínico e pesquisador com ênfase em neurodesenvolvimento, TDAH e autismo, integrando abordagens baseadas em evidências à prática clínica e à educação em saúde mental. Médico Psiquiatra – CRM-SP 175.925 RQE 92799